terça-feira, 15 de março de 2016

A minha droga chamada queijo....









Se perguntar se sabe o que são drogas e a distinção entre drogas leves e pesadas, vai considerar uma pergunta de grau fácil certo? E se a comida entrar nesta categoria?

Bom, já todos ouvimos dizer o quanto a comida pode ser uma droga e já todos também sabemos o quanto isso é verdade mas,  será que sabíamos que o queijo tem químicos que também se encontram nas drogas e que este alimento é um alimento altamente viciante? Pois, isso acredito que não…

Então vejamos, Investigadores da Universidade do Michigan afirmam que o queijo comporta-se como uma droga pesada e garanto-vos que não tem nada a ver com “o peso na consciência” ou na barriga depois de se ter  devorado um Brie ou despejado um pacote de mozarella na lasanha do fim de semana. O queijo tem mesmo um efeito aditivo!

Segundo estes cientistas a caseína, proteína presente em todos os produtos lácteos, activa recetores opioides ligados às adições. O leite apresenta esta proteína; no processo de fabrico do queijo naturalmente esta proteína vai estar mais concentrada; o problema começa logo aí; A caseína, concentrada na maior parte dos queijos, a um nível que vai afectar receptores (opióides) do nosso cérebro causando euforia, uma reacção semelhante à verificada nas drogas pesadas.

Não é a primeira vez que esta proteína, a caseína, aparece ligada a problemas de saúde. O autismo, uma das patologias estudadas a cuja alimentação se dá cada vez mais atenção, mostra bons resultados quando a  diminuição de produtos alimentares onde esta proteína está concentrada faz parte da dieta diária!


Literalmente este queijo está mesmo a cheirar mal...


Júlio de Castro Soares



Sem comentários:

Enviar um comentário