terça-feira, 8 de março de 2016

Um ladrão chamado "stress"....








Ladrões

Numa  época em que o título deste artigo remete para “quem nós sabemos” (e não é a personagem do Harry Potter) temos, também nós,  pequenos “gatunos” no nosso corpo.
Esta era em que tudo gira à volta da crise e à falta de dinheiro atribuído aos “quem nós sabemos” , acaba por originar, enquanto consequência na nossa vida, um foco de grande stress.

O stress não é só “frescura” do século XXI mas sim uma realidade bem mais grave do que que pensamos  e bem mais frequente do que estimamos!

O stress está na origem de vários processo fisiológicos que podem ter consequências nefastas:

-  Desregulação do apetite
-  Insónias
-  Debilidade do sistema imunitário
-  Alterações de humor
-  Aumento do peso
-  Limitação de capacidades cognitivas

Parece um argumento de Hitchcock mas é bem real.

Há várias formas de combater este "ladrão" e uma das principais passa naturalmente pela psicologia através de um processo terapêutico às vezes mais longo do que é expectável.

No entanto, mais uma vez, acentuo a importância da Nutrição e a sua abordagem na orientação para a obtenção e cuidado numa alimentação saudável, com baixa carga glicémica, evitando açucares e farinhas refinadas e de  uma boa dose de frutas e vegetais de modo a conseguir um aporte de magnésio, vitaminas do Complexo B e E, assim como,  um bom suporte de gorduras omega-3 - amêndoas, nozes, peixes gordos ou côco -  que conduzem a um bom equilíbrio mental e servem de suporte  às agressões do dia-a-dia.

Pare! Encare as tarefas de hoje como exequíveis e serão todas bem sucedidas, beba um chá de camomila para relaxar, um bom punhado de amêndoas e mãos ao trabalho! 

Eu vou fazer o mesmo...

Júlio de Castro Soares






Sem comentários:

Enviar um comentário