quinta-feira, 3 de março de 2016

Uma questão de recomeços......







O Momento presente!

Estamos em Março no tempo dos recomeços, dos inícios, da ressurreição. A primavera já está à espreita e nós ansiamos por ela. Todos precisamos de recomeços. Todos os fins nos levam para novos caminhos, numa continuidade que caracteriza a força da vida, nesta força nascem as flores, a relva, os passarinhos voltam a voar e a cantar, assim como, o sol brilha anunciando o tão esperado fim do Inverno.

O presente, por vezes, foge das nossas mãos ora estamos concentrados no futuro, ora num passado que não volta mais. Nesta roda-viva esquecemos do momento presente, do aqui e do agora, tudo se faz e se desenha neste momento e basta, um momento, para que tudo mude. As relações, constroem-se no agora, não vivem do passado nem de um futuro possível, tudo acontece nos encontros, nos quotidianos, no aqui.

Este mês é, igualmente, um mês de esperança renovada, é o tempo de valorizarmos as relações com os mais significativos, de passarmos mais tempo de qualidade com os outros que amamos, para desfrutarmos da companhia de quem gostamos. Estes encontros são intersubjectivos na medida em que sentimos os outros, procuramos interpretar as suas intenções e partilhamos os nossos estados emocionais. Esta partilha amorosa dá-nos alento, alegria, sentimento de pertença e de que somos compreendidos genuinamente. Tudo na vida necessita de ser nutrido, as nossas relações, as nossas potencialidades, os nossos projectos, os sonhos que co-construimos com os outros. As reuniões familiares permitem criar o aconchego para que cada um se sinta seguro para almejar mais e dar mais de si.

Neste sentido, igualmente, na psicoterapia é criado um ambiente de segurança em que o paciente pode explorar as suas potencialidades uma vez que se sente banhado numa genuína aceitação e respeito. Neste contexto e no presente, vai desbloquear padrões viciosos, vai tornando o seu pensamento mais flexível e aceitar mais o seu sofrimento, na medida em que ele constitui uma forma de crescimento e de sabedoria.
Mas no que diz respeito ao presente, as crianças, são verdadeiros especialistas, elas ensinam muito aos adultos o que é viver cada dia com magia. Hoje vi uma criança que ria, ria, sem preocupações o seu sorriso preenchia tudo de luz! Elas lembram que devemos  focar a nossa energia naquilo que é realmente importante, o viver o momento presente! Ensinam-nos a apreciar o que é genuíno na vida: os sentimentos, as relações, a alegria!

Alguns adultos perdem completamente estas características e usam máscaras, até nas relações íntimas, sempre à espera de as utilizarem como escudos para evitarem, a todo custo, expressarem o que realmente sentem.
Assim perde-se o que vale a pena, a espontaneidade, o viver cada momento com sabedoria e fluidez! Vamos Re-aprender com os bebés e com as crianças, afinal de contas não somos só nós que as "ensinamos"…


Drª. Mafalda Leite Borges
O Canto da Psicologia


Sem comentários:

Enviar um comentário