terça-feira, 27 de junho de 2017

Alongamentos Estáticos VS Dinâmicos...






Costuma fazer os típicos alongamentos estáticos antes de efetuar uma corrida ou no aquecimento para o treino de ginásio? Costuma alongar intensamente após o treino?

O processo de treino cria roturas musculares nos músculos. Estas roturas por sua vez irão desencadear processos inflamatórios que irão provocar as dores musculares que sentimos nos dias seguintes ao esforço, isto é, as dores musculares devem-se a estes fatores e não à falta de alongamentos no início ou fim do treino.

O seu corpo está preparado para produzir e gerar movimento, logo, se pretende aumentar a temperatura corporal e otimizar o corpo para o esforço, os alongamentos dinâmicos são os mais eficazes. O alongamento estático, consiste em aguentar numa posição durante 20-30 segundos sem produzir movimento. Com este tipo de alongamento, o músculo irá sofrer uma redução na capacidade de alongamento-encurtamento, diminuindo a resposta ao estímulo e aumentando a probabilidade de se lesionar.

O alongamento dinâmico utiliza a velocidade do movimento, resultando numa completa amplitude de movimento. Este tipo de alongamento pode ajudar a melhorar a força, equilíbrio, mobilidade e coordenação, ajudando-o a alcançar maiores benefícios quando adaptados a desportos específicos e integrados de forma correta no seu plano de treino.

Poderá incluir alguns alongamentos dinâmicos numa fase inicial do treino, como preparação para o movimento e ativação neuromuscular. No final do treino, o alongamento estático pode ser realizado, mas de forma suave e moderada, de modo a ajudar a reorganização do tecido muscular, provocando apenas um pequeno desconforto. Procure sempre um profissional da área do exercício físico para o ajudar a melhorar a sua saúde e performance.

Bons treinos

Hugo Silva 
Instagram: hugo_silva_coach
Linkedin: http://linkedin.com/in/hugo-silva-1b8295132
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre 
-Director Técnico ginásio Muscle Factory







Sem comentários:

Enviar um comentário