segunda-feira, 26 de junho de 2017

Benjamim – O menino que vem por bem e cheira a Jasmim...




Neste registo diário de aprendizagem constante tanto pelo nosso investimento pessoal quanto por tudo o que as crianças, os jovens e os adultos nos trazem em contexto terapêutico, vamos palmilhando dias, ensaiando intervenções, reformulando dizeres, trabalhando afectos e devolvendo sentires; afinal de contas o crescer de um é o crescer de todos!

Cada um de nós, no seu jeito de ser terapeuta e psicólogo, traz junto um jeito muito seu enquanto indivíduo.

Características únicas e pessoais, recursos internos e qualidades próprias apreendidas num tempo de crescimento enquanto gente e muito mais tarde enquanto técnico,  dão o mote da singularidade; de cada um,  ao conjunto de todas as características individuais cruzadas enquanto equipa, por aqui, “temos a mania”  de que todos, formamos o Psicólogo quase Perfeito!

E dentro desta quase perfeição, o talento individual emerge na diferenciação entre todos; e todos aplaudimos o génio criativo em variadíssimos campos e a autorização de partilha consigo, que está desse lado, do que cada um de nós se esforça e tem de melhor!


Posto isto, deixe-nos apresentar-lhe  Benjamim, o menino que vem por bem e cheira a Jasmim!

“Filho” da nossa colaboradora, Dr.ª Inês Lamares, ele é, a partir de hoje,  o  elemento mais novo desta equipa e vai  surpreender-nos com a pertinência das suas observações e pareceres acerca de tudo o que vive, vê, analisa e comenta, a partir das lentes do seu olhar enquanto filho, enquanto criança e enquanto critico das vivências dos adultos.

Tem dois amigos:

a borboleta – que representa a infância livre, sonhadora, sem limites, que lhe dá a asa para voar ao sabor da fantasia  e que cabe na concha da sua mão diminuta mas que tem o tamanho do seu mundo, pelo menos, até onde o olhar do Benjamim alcança;


e a formiga -  que representa já um  super ego em construção, repleto de limites, proibições, obrigações, deveres , que cabe na concha da outra mão diminuta e que, igualmente, tem o tamanho do seu mundo, até onde o olhar do Benjamim alcança!





Vamos acompanhá-lo por aqui através das suas aventuras! A nossa expectativa é de que todos, daqui e daí, aprendam com o Benjamim a ver o mundo através de um outro olhar, aquele olhar de infância que um dia também já foi o nosso mas que, entretanto, cresceu e esqueceu-se  de se manter vivo...

Contamos consigo para mais esta iniciativa! Lembre-se de que o Benjamim é de e para toda a família!


Muito obrigada!
Ana de Ornelas
O Canto da Psicologia




Sem comentários:

Enviar um comentário