terça-feira, 8 de agosto de 2017

Arquétipo da Perfeição...







Esta semana, descobri que afinal ainda existem produtos milagrosos. Publicidade a um gel completamente revolucionário que promete maior tonificação muscular, reduz o perímetro abdominal, coxas, braços e imagine-se…substitui um treino no ginásio quando não tem tempo de ir treinar ou quando simplesmente não lhe apetece ir transpirar. A cereja no topo do bolo é meia dúzia de aplicações depois, surgir o “novo” corpo totalmente esculpido tal qual uma Deusa do Olimpo ou um Adónis. Já estou a imaginar o desemprego na área do exercício e saúde a subir de forma trágica depois desta descoberta incrível. Se este tipo de anúncios não fossem preocupantes, poderiam até fazer parte de uma tragicomédia.

Nos dias que correm, o padrão de beleza feminino está estereotipado na excessiva magreza e no homem, o estereótipo é o de um corpo com músculos volumosos e muito definidos. Nas revistas de Fitness assistimos a transformações incríveis em meia dúzia de meses. Corpos onde outrora existia apenas um sedentário amorfo e sem energia, existe depois, miraculosamente um novo corpo a roçar o arquétipo da perfeição. Pois bem, a procura pela melhoria da aparência física com pouco o nenhum esforço, leva muitas vezes a comportamentos menos saudáveis, ao consumo desenfreado dos tais produtos milagrosos ou à toma de substâncias ilícitas, sempre na perspetiva de conseguir os objetivos intangíveis.

Treinar para melhorar a aparência pode e deve ajudar a aumentar a adesão ao exercício físico, mas tem de ser entendido como uma prática regular no longo prazo e num contexto complexo como é o caso do corpo humano. O processo de treino e as transformações a que o corpo está sujeito em função disso, demoram muito tempo, não se conseguindo o tal corpo perfeito em meia dúzia de meses e/ou sem esforço. Aprendam a desconfiar dos produtos milagrosos, dos resultados fáceis e mantenham o foco no essencial, ser saudável.


Bons treinos

Hugo Silva 
Instagram: hugo_silva_coach
Linkedin: http://linkedin.com/in/hugo-silva-1b8295132
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre 
-Director Técnico ginásio Muscle Factory

Sem comentários:

Enviar um comentário