terça-feira, 18 de abril de 2017

Uma visão para o futuro...






O excesso de tempo à frente do computador, telemóvel ou tablet tem conduzido a uma modificação do comportamento motor no ser humano, nomeadamente ao nível da coluna cervical e torácica.
Vários estudos, indicam que pessoas que passam muito tempo à frente de um pequeno ecrã têm tendência para manter a cabeça numa posição anteriorizada, com os ombros rodados internamente e uma postura fechada sobre si próprio (posição cifótica). Estas posições irão criar a médio/longo prazo o aumento do stress na região cervical, tensão muscular excessiva no trapézio, dores de cabeça, abdução das omoplatas (responsáveis por estabilizarem movimentos do ombro), mudança no centro de gravidade, alteração no padrão respiratório (falta de controlo na respiração em esforço), compensações musculares e alterações ao nível da coluna em zonas adjacentes às lesadas, por exemplo da coluna lombar.


Se passa muito tempo à frente de um ecrã, certifique-se que mantém uma posição neutra da coluna cervical, evitando estar debruçado a olhar para baixo “forward head posture”. No caso de treinar num ginásio, procure que o seu professor ou personal trainer o ajude a melhorar a mobilidade da cintura escapular e coluna torácica através de exercícios específicos.

As cifoses são mais sólidas, porém menos flexíveis; já as lordoses são mais flexíveis, porém mais frágeis” (Bienfait, 1989)



Hugo Silva 
Instagram: hugo_silva_coach
Linkedin: http://linkedin.com/in/hugo-silva-1b8295132
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre 
-Director Técnico ginásio Muscle Factory



Sem comentários:

Enviar um comentário