quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Posso Chorar? Pode e deve!







Por falta, por medo ou por preguiça na utilização das ferramentas empáticas, desconsideramos não poucas vezes o sofrimento do outro boicotando a sua expressão emocional. Patologizamos a dor porque ela assusta-nos, arrasa a nossa desejada funcionalidade quotidiana ao despertar as nossas inquietudes internas, que tentamos manter abotoadas sabe-se lá onde e como.

Quando choramos pedimos, sem palavras, o cometer da dimensão empática de um interlocutor, esperando dele uma conduta de aproximação (Freitas-Magalhães, 2015) algumas vezes na esperança de um consolo para uma dor indizível, como o caso da perda de um alguém amado que partiu e que queremos restabelecer na nossa vida. 
Desde o choro do bebé até ao choro pela morte de alguém, as lágrimas comunicam, funcionando como um mecanismo natural de libertação e, portanto, de cura.
As investigações apontam para que o choro tenha surgido antes da linguagem falada como uma expressão para comunicar dor (dor física, medo, raiva, humilhação, solidão, tristeza).

Sabe-se que chorar é um ato universal e que produzimos cerca de 100 litros de lágrimas por ano, existindo essencialmente dois tipos de lágrimas, as basais, cuja função é lubrificar a cavidade ocular e eliminar bactérias, e as lágrimas emocionais, com uma função de cariz mais social, relacional. O nosso corpo é inteligente e “chora” para se higienizar. O nosso corpo expulsa substâncias tóxicas através das lágrimas da mesma forma que o faz através da urina e da sudação.
As lágrimas que se produzem em situações de stress servem para expulsar do nosso organismo as substâncias que elevam o cortisol, a hormona responsável pelo stress. Segundo as investigações do bioquímico William H. Frey II, este é o motivo pelo qual nos sentimos melhores depois de chorar. Chorar proporciona-nos uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e libertando a tensão (Vomero, M., 2012). Não é por acaso que se utilizam expressões como “Chorar limpa a alma”.

A repressão do choro pode originar diversos problemas de saúde na medida em que, quando choramos expressamos necessidades (redução da tensão, restabelecimento do equilíbrio fisiológico, sinal de pedido de ajuda, redução da agressividade e manipulação do outro), aumentando assim a probabilidade de satisfazer tais necessidades na relação com um outro (tal como quando um bebé chora).
Chorar é portanto natural e, apesar das influências culturais, o choro deve ser entendido como uma externalização necessária que deve ser permitida.



André Viegas
O Canto da Psicologia




Sem comentários:

Enviar um comentário