terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Treino Funcional




Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar sobre treino funcional. Mas o que é isto do treino funcional, exatamente? Este conceito surge no final do século XX através do treino desportivo focado na performance e rapidamente se expande para área do fitness e exercício e saúde. Alguns autores (Juan Carlos Santana, Vernon Gambetta, Gary Gray) defendem que o treino funcional deve incluir os chamados exercícios multidimensionais, ou seja, exercícios executados em vários planos de movimento. Outros autores, como Mel Cunningham, consideram o nome “treino funcional” muito redutor, achando mais correto descrever o exercício como uma melhoria para a competência funcional.
Alguns profissionais do exercício e saúde consideram que, o treino funcional deve ser executado em cima de bosus, bolas suíças, cores e outro tipo de superfícies instáveis, mais parecendo alguns exercícios, verdadeiros números de circo. Do ponto de vista neuromuscular, a abordagem deverá ser diferente.
Os treinadores devem ser capazes de controlar primeiro as variáveis que afetam o controlo neuromuscular (articulações envolvidas, estabilização interna e externa, amplitudes e graus de movimento) e consequentemente, partir de exercícios mais analíticos para exercícios mais integrados ou “funcionais”.
Devido ao grande número de pessoas sedentárias que aparecem nos ginásios e numa perspetiva de saúde, será importante incluir nas rotinas de treino, exercícios funcionais. Importante referir que estas rotinas não deverão visar apenas grupos musculares, mas sim movimentos (agachar, puxar, empurrar, levantar, rodar, alcançar, saltar, etc)
Deixamos-lhe algumas sugestões para progredir de exercícios mais analíticos para exercícios mais funcionais, não precisando de executar números circenses quando vai ao ginásio:
·      Leg Press  vs  Agachamento com barra
·      Agachamento na multipower vs Agachamento com halteres
·      Lunge estático vs Lunge Búlgaro
·      Chest Press vs Supino com halteres
·      Press de ombros na multipower vs Press de ombros com halteres
·      Lat pulldown vs Elevações

Aconselhe-se sempre primeiro com um profissional do exercício e saúde

Bons treinos!


Hugo Silva,

Coordenador Fitness 


Sem comentários:

Enviar um comentário