terça-feira, 16 de abril de 2013













“Trocando por Miúdos” 

Enquanto pais, inúmeras vezes somos confrontados com questões, observações e respostas dos nossos filhos que nos desarmam e remetem para um mundo onde há muito deixámos de estar, mundo esse onde se foi criança e onde já não sabemos sequer pensar e traduzir o que muitas vezes, nos tentam dizer. E afinal, é tão mais fácil do que pensamos. Estamos é formatados para o “by the book” que nos acompanha diariamente  debaixo  do braço, desde que o teste sinalizou que “ - sim, estamos grávidos! “ e onde recorremos sempre que, impotentes, tentamos interpretar as reacções dos nossos filhos não percebendo que, o que queremos efectivamente, é perceber as nossas, perante as deles!

- Porque é que se tem que morrer?
- Porque é que há noites? Porquê?
- Pai, o que é um preservativo?
- Porque é que no céu não há televisão? Porquê?
- Como é que o mano vai sair daí de dentro? Como?
- Porque é que vocês não dividem a casa a meio, com uma parede, em vez de se separarem?
- Porque é que o meu amigo tem duas mães e a minha amiga, dois pais?
- Porque é que à noite tudo fica enorme e eu só gosto de ir dormir contigo, mãe?

Poderíamos colocar aqui muitas mais questões incómodas , pertinentes e até outras hilariantes que deixariam qualquer pai e mãe a sorrir, sobretudo porque colocariam isto sempre num contexto de “outros pais, que não nós” .
Mas, retirem-se dessa posição confortável caros pais, porque, estes desafios ao vosso desempenho parental, chegam a todos!

E foi exactamente pensando nas situações “desconfortáveis” mas desafiantes enquanto pais , que a Equipa do Canto da Psicologia, em parceria com a Drª Joana Cloetens, psicóloga com vasta experiência na área da infância e adolescência, resolveu convidar pais, educadores, professores, que queiram estar só, suficientemente bem preparados para estes imprevistos, a desafiarem-se e a arriscarem vir até nós para, em conjunto, pensar estratégias e formas simples e adequadas de responder e agir, quando colocados perante momentos particularmente complicados!


O nosso principal objectivo é que todos saiam com a certeza e convicção de que, da próxima vez que colocados entre a espada e a parede perante algo incómodo e desafiante, possam devolver tranquilamente:
- Muito bem, meu filho, vamos lá trocar tudo isto por miúdos. 


Já tivemos o nosso primeiro "Trocando por Miúdos" neste último sábado dia 13/04 em que a temática foi "como falar sobre a morte às crianças" e estamos já a preparar o próximo... fique atento... logo, logo, damos notícias...

Sem comentários:

Enviar um comentário