terça-feira, 23 de maio de 2017

Obesidade infantil...






Semana após semana vamos recebendo dados que vão acumulando a vergonha da estatística nacional do excesso de peso e obesidade.
A última foi a gota de água.
Segundo os últimos dados 31,7% das crianças em Portugal tem excesso e/ou obesidade (www.dn.pt).

É fácil argumentar com a culpa do sedentarismo ou do abandono de algumas práticas de alimentação saudável, nomeadamente a menor adesão à dieta mediterrânica.
Mas se isto há 15 anos era aceitável agora já aparenta chover no molhado.
Em vez de atirar chavões cometerei o atrevimento de apontar erros e soluções.

1.       Pai ou mãe: se não come vegetais ou sopa à mesa, não espere o oposto da sua criança.

2.       Se tem em casa pacotes de bolachas e chocolates e de vez em quando vai ao pacote, não espere que não suscite o mesmo tipo de comportamento em casa.

3.       Se não sabe que 100g de cereais de pequeno-almoço (pense em qualquer um, inclusive os de dieta) tem entre 20 e 40g de açúcar, a culpa não é da indústria apenas. Tem obrigação de saber aquilo que compra e põe na boca de uma criança.

4.       Se está insatisfeito com a alimentação do seu filho na escola, primeiro certifique-se que a mesma é má. Visite a cantina, veja o serviço e depois disso atue. Não basta reclamar oralmente. Reclame por escrito, existem instituições próprias para se fazer ouvir e registar a sua queixa.

5.       Mesmo que a alimentação na escola seja uma lástima... é só almoço!
O pequeno-almoço e merendas são comidos ou trazidos de casa... tal como o jantar. É UMA refeição por dia!

6.       Sabia que metade do prato das nossas crianças devia ser preenchido exclusivamente por vegetais e não apenas 2 folhas tronchudas de alface?

7.       Já é por demais sabido que devemos ingerir peixes gordos, ricos em ómega-3, numa frequência de 3x/semana. Faz isso? Douradinho não é peixe pela mesma razão que pastel de bacalhau também não.

8.       Mandam as boas regras beber 8 copos de água por dia? Quem o faz? Aquela garrafa de 0,5L não chega.
O que não é água: sumos concentrados, águas aromatizadas, concentrados de fruta, iogurte, leite... H2O sem aditivos. Fruta e legumes também serve, são 80% água.

9.       A culpa é da indústria? Talvez. Cada um gere o seu negócio para ter lucro e as preocupações com a saúde existem mas só vão até onde o lucro não seja prejudicado. A única pessoa que se preocupa com a sua saúde é você mesma e o seu nutricionista que jurou perante a Ordem dos Nutricionistas seguir a sua deontologia profissional.


10.   Não sabe o que comprar? Fácil desconfie de tudo o que tenha rótulo... a terra não cospe códigos de barras.


Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966






Sem comentários:

Enviar um comentário