segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Pés para que te quero...









Qual a primeira coisa que faz quando chega a casa? Costuma descalçar-se? Sabe porquê? Porque talvez se sinta mais confortável e com um alívio da pressão nos pés. Os nossos pés têm muitos recetores propriocetivos e tal como as mãos ficam limitadas na sensibilidade quando usamos luvas ou pegas, o mesmo acontece com os nossos pés.

Quando andamos descalços, a tendência natural do pé é expandir metatarsos e falanges, quando estamos calçados a maioria do calçado impede que isso aconteça. O calçado serve para proteger e em teoria minimizar o impacto nas articulações, mas acaba por alterar muitas vezes o padrão de locomoção e por conseguinte limitar a propriocetividade dos pés. Em termos biomecânicos, é importante referir que a maneira como apoiamos o pé ou como a força é distribuída na passada, se irá refletir nas articulações seguintes (tornozelo, joelho, anca e coluna).

Como opção nos seus treinos, experimente fazer algumas caminhadas ou pequenas corridas descalço (ex: passadeira ou relva). Procure também executar alguns exercícios de força descalço, tais como: agachamento ou peso morto. Os seus pés sentirão a diferença.
Aconselhe-se primeiro com o seu professor ou profissional de exercício e saúde.


Bons treinos.


Hugo Silva 
Instagram: hugo_silva_coach
Linkedin: http://linkedin.com/in/hugo-silva-1b8295132
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre 




Sem comentários:

Enviar um comentário