terça-feira, 16 de abril de 2013



O mágico número 7!

Miller, professor de psicologia na Universidade Rockefeller, tomou conta do nosso imaginário no primeiro ano da licenciatura, através do seu trabalho mais famoso: The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on our Capacity for Processing Information - O número mágico sete, mais ou menos dois: alguns limites na nossa capacidade de processar informação.

Nesse artigo, Miller dá ao número 7, a capacidade mágica de permitir que a nossa memória a curto prazo, tenha a capacidade de armazenar listas de letras, palavras, números ou qualquer tipo de itens discretos, na quantidade referente a esse número mágico (mais ou menos dois). O mundo apaixonante das estratégias mentais de facilitação ao nosso desempenho prático e diário. Desafiamo-lo(a) a ler o artigo. E já agora, repare, a curiosa combinação numérica na quantidade de dígitos, referentes aos números de telefone: 123 456 789 ( + ou – dois), e reflicta sobre a facilidade como que de uma forma imprevista, sem a ajuda do papel, facilmente os memorizamos.

Deixamos-lhe mais exemplos onde a magia matemática deste número está também presente: 7 são as virtudes; 7 são as cores do arco iris; 7 são as notas musicais, com 7 escalas, 7 pausas e 7 valores; A lua tem 4 fases de 7 dias cada; 7 são as saias das nossas mulheres do mar da Nazaré; Lisboa tem 7 colinas; 7 maravilhas da natureza; enfim, um sem número de magia que envolve o número 7…

E foi envolvido por nesta magia que de repente, O Canto da Psicologia se olhou e reparou que, também até nós, a magia do número 7 tinha chegado. Não que todos os dias os nossos pacientes não façam, pela sua transformação diária, a magia esperada e desejada que nos envolve e, faz-nos cada vez mais acreditar no Processo Terapêutico mas, atingir 7 dos objectivos a que nos tínhamos inicialmente proposto, aquando do arranque do projecto, sem dúvida, foi mágico:

1 – Já somos referência na margem sul, a partir de Alcochete;

2 – Conquistámos o nosso espaço em Lisboa o que nos obrigou a aumentar o espaço físico de atendimento;

3 – Em Setúbal, acabámos de chegar mas, já estamos a conquistar;

4 – Já somos referência no Facebook com um espaço significativo de partilha, sugestões e onde “damos a mão”, semanalmente, no chat.

5 – A Equipa cresceu com o convite a mais dois elementos, o que nos permitiu abranger mais duas valências – Dependências e Terapia de Grupo ; www.canto-psicologia.com

6 – Aumentámos os meios de ligação entre nós e quem nos segue desse lado do ecrã, através da Newsletter e do BLOG acabadinho de “inaugurar” ( visite-nos!!):
eufacopsicoterapiaegosto.blogspot.pt;

7 - E, sobretudo, conquistámo-lo(a) a si que nos lê!

É, ou não é a magia do número 7?

Um imenso obrigada de toda a equipa pela confiança, pela motivação, pelo desafio, pelas palavras, por tudo o que o/a faz chegar até nós.

Prometemos continuar a merecer o tempo que perde connosco!

O Canto da Psicologia

Ana de Ornelas
Directora Técnica

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez! Que (en)Canto! Reluzente, claro, bem cuidado - isso visualmente - e com qualidade de conteudo! Não falta nada!
    PARA-BEM!

    Um grande abraço à equipe.
    Lila Marques.

    ResponderEliminar
  2. Um abraço enorme de agradecimento de toda a equipa para si!
    As suas palavras tem-nos ajudado a crescer todos os dias mais um bocadinho e as suas "exigências" de conteúdo por aquilo que tem comentado ao que escrevemos e apresentamos, ajudam-nos a tentar fazer sempre melhor!!!

    Um forte abraço da equipa d' O Canto

    O Canto da Psicologia

    ResponderEliminar